Blog do Tony

Rumo a 2015

Abrir conta no Banco do Brasil / Correios... *

 Perguntas e Respostas

01. O que representa para o Banco do Brasil a parceria com os Correios para atuação como correspondente por meio do Banco Postal?
R. O Banco do Brasil havia estabelecido a meta de estar presente em 100% dos municípios brasileiros até 2015. Nessa parceria com os Correios, o Banco do Brasil antecipou essa estratégia em três anos, ou seja, para 2012, uma vez que a rede de atendimento do Banco Postal, com mais de seis mil agências, está presente em 95% dos municípios brasileiros. Dentro da estratégia de melhor atender aos seus clientes, o acréscimo de correspondentes via Banco Postal permitirá ao Banco do Brasil oferecer produtos e serviços bancários em regiões onde não atuava e potencializar o atendimento nas localidades em que já está estabelecido.02. Quais as principais vantagens para os clientes do BB?
R. Aumento da base de pontos de atendimento (presença física) para os clientes pessoa física e jurídica, uma vez que o BB estará presente em quase 100% dos municípios brasileiros. A partir de 02/01/2012, os clientes do Banco do Brasil também poderão utilizar o correspondente Banco Postal para realizar diversas transações bancárias e financeiras.

03. O que muda para quem movimenta sua conta por meio do Banco Postal?
R. Até o final de dezembro de 2011, não haverá nenhuma mudança para as pessoas físicas e empresas que movimentam suas contas pelo Banco Postal. Após 31/12/2011, aqueles que desejarem continuar sendo atendidos no Banco Postal, deverão abrir, a partir de 02/01/2012, uma nova conta vinculada ao Banco do Brasil.

04. Quais serviços estarão disponíveis para quem já é correntista do Banco do Brasil e para as novas contas abertas no Banco Postal, a partir de 02/01/2012?
R. Depósitos, saques, pagamentos de benefícios, extratos, saldos, acolhimento de propostas de cartão de crédito e de empréstimos, recebimento de títulos de cobrança, tributos e concessionárias de água, luz, gás, telefone que mantenham convênio com o Banco do Brasil e autorização para recebimento nos pontos do Banco Postal.

05. Minha conta atual ou da minha empresa, movimentada no Banco Postal, será migrada ou poderá ser transferida para o Banco do Brasil?
R. Não haverá migração ou transferência automática da conta atual. As pessoas físicas ou empresas que desejarem continuar com a comodidade e a facilidade de serem atendidos nas agências dos Correios terão que abrir, no Banco Postal, uma nova conta vinculada ao Banco do Brasil. A partir de 02/01/2012, a abertura da nova conta poderá ser feita na mesma unidade de atendimento do Banco Postal ou em outra que o cliente preferir.

06. O que acontece com as contas que já foram abertas no Banco Postal para o recebimento de salários?
R. A partir de 02/01/2012, o Banco Postal passará a operar em parceria com o Banco do Brasil. Desse modo, todas as contas que não estiverem vinculadas ao Banco do Brasil, a partir daquela data, não poderão mais ser movimentadas no Banco Postal.

07. As folhas de pagamento de empresas que atualmente utilizam o Banco Postal podem migrar para o Banco do Brasil, a fim de manter o atendimento nas unidades do Banco Postal?
R. Para que seja mantido o recebimento de salários por meio do Banco Postal, a empresa pagadora deverá providenciar, a partir de 02/01/2012, a abertura de nova conta vinculada ao Banco do Brasil e formalizar com o BB convênio para o pagamento de salários.
Por sua vez, os funcionários já podem realizar o pré-cadastramento da conta por meio do Portal bb.com.br da Internet.

08. Quero continuar me relacionando com o Banco Postal. Já posso abrir uma nova conta pessoa física vinculada ao Banco do Brasil e movimentá-la no Banco Postal?
R. Ainda não. Somente a partir de 02/01/2012 o Banco Postal funcionará em parceria com o Banco do Brasil. O que pode ser feito desde já é o pré-cadastramento disponível no Portal bb.com.br da internet.

09. O que preciso fazer para continuar a ser atendido pelo Banco Postal a partir de 02/01/2012?
R. O procedimento para manifestar o desejo de continuar sendo atendido no Banco Postal é simples: basta preencher o formulário de pré-cadastramento disponível no Portal bb.com.br da internet e aguardar o recebimento de novas informações. Neste momento, o pré-cadastramento é o primeiro passo para possibilitar a abertura de uma nova conta pessoa física, que somente será finalizada com a autorização do cliente, a partir de 02/01/2012.

10. E para as empresas, como será esse procedimento?
R. Não haverá pré-cadastramento para as empresas (empreendedores individuais e microempresários). A partir de 02/01/2012, os empresários deverão procurar uma unidade de atendimento do Banco Postal para abertura de nova conta de depósitos como cliente pessoa jurídica do Banco do Brasil.

11. A partir de 02/01/2012, como fica a abertura de conta no Banco Postal e quais serão os documentos necessários?
R. A partir de 02/01/2012, deverão ser apresentados os seguintes documentos para a abertura da conta de depósitos no Banco do Brasil:

a)    Pessoa física: CPF, documento de identidade, comprovantes de endereço e de renda (original e uma cópia de cada um desses documentos). A exigência dessa documentação está prevista na Resolução 2.025/1993, com a redação dada pela Resolução 2.747/2000 do Conselho Monetário Nacional;
b)    Pessoa jurídica:
-    Para os sócios, dirigentes, procuradores (se houver) e cônjuges (se houver): documento de identificação, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda;
-    Documento de constituição da empresa e suas alterações posteriores devidamente registrados;
-    Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de da Pessoa Jurídica – CNPJ (pode ser emitido em www.receita.fazenda.gov.br);
-    Relação de faturamento dos últimos 12 meses;
-    Procurações ou outros documentos que confiam poder (se houver);
-    Termo de autorização de consulta ao SCR para empresa, sócios e dirigentes (a ser disponível nas unidades de atendimento do Banco Postal);
-    Certificado de Condição de Empreendedor Individual – CCMEI (se for o caso).

12. Haverá cobrança de tarifa para abertura de nova conta do cliente que atualmente possui conta no Banco Postal?
R. Estão em fase de definição as informações sobre cadastro e tarifas, bem como os procedimentos detalhados sobre a abertura de nova conta no Banco Postal, a qual poderá ser movimentada somente a partir de 02/01/2012. Tão logo essas informações e procedimentos estejam definidos, o Banco do Brasil providenciará a sua divulgação.

13. A partir de 02/01/2012, os mesmos produtos e serviços atualmente disponíveis no Banco Postal serão mantidos pelo Banco do Brasil?
R. Sim. Todos os produtos e serviços atualmente disponíveis no Banco Postal serão mantidos. Além disso, poderão ser disponibilizados novos produtos e serviços.

13. A partir 02/01/2012,  o cartão do Banco Postal que o cliente atualmente possui poderá ser utilizado nas agências dos Correios?
R. Não. A partir de 02/01/2012, somente poderão ser utilizados nas agências dos Correios os cartões do Banco Postal vinculados ao Banco do Brasil. Assim, a partir daquela data, não serão mais aceitos nas agências dos Correios os cartões vinculados ao atual parceiro dos Correios no Banco Postal

14. As agências do Banco Postal recebem pagamentos de contas de água, luz, telefone e outros boletos. A partir de 02/01/2012, as agências do Banco Postal continuarão a receber esses pagamentos?
R. De um modo geral sim. Os pagamentos continuarão sendo aceitos, desde que haja convênio com o Banco do Brasil e autorização para recebimento nas unidades de atendimento do Banco Postal.

15. Os benefícios (limite de crédito, cartão de crédito, empréstimos, etc.) disponíveis nas contas abertas no Banco Postal até 31/12/2011 serão mantidos para os clientes que optarem pela abertura de nova conta a partir de 02/01/2012?
R. Para os atuais correntistas pessoa física ou empresas que utilizam o Banco Postal e optarem pela abertura de uma nova conta vinculada ao Banco do Brasil a partir de 02/01/2012, serão calculados novos limites de crédito para as novas operações e avaliados os benefícios a serem disponibilizados. De acordo com as características do cliente, os limites de crédito e os benefícios disponibilizados poderão ser diferentes daqueles vinculados à conta movimentada por meio do Banco Postal até 31.12.2011.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Category: Uncategorized

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*