Os três estados da matéria – pesquisa escolar – acadêmica – explicação... *

A matéria se apresenta em três estados ou formas de agregação : sólido , líquido e gasoso .
Dadas as condições em superfície da Terra, apenas algumas substâncias pode ser encontrada naturalmente em todos os três estados, como no caso da água.

Assim, os metais ou minerais são substâncias que são encontrados no estado sólido e de oxigénio e de CO 2 no estado gasoso:
Sólidos : tem forma constante e volume. Eles caracterizam-se por uma rigidez e regularidade das suas estruturas.
Líquidos : Eles não têm forma fixa, mas volume. A variabilidade na forma e apresentam propriedades muito específicas são característicos de líquidos.
Gases : Eles não têm forma fixa ou volume. Apresentam é a alteração de volume grande experiência, alterando as condições de temperatura e pressão.


Mudanças de estado

Quando um corpo, pelo calor ou frio de um estado para outro, dizemos que ela mudou de estado. No caso da água: tempo quente, o gelo derrete e ver se a água líquida calor que evapora. O resto das substâncias também podem alterar o estado se mudam as condições em que se encontram. Além da temperatura, a pressão também influencia o estado em que as substâncias são encontradas. 
Se um sólido é aquecido, chega um momento em que se torna líquido. Este processo é chamado de fusão . O ponto de fusão é a temperatura a ser atingida para a fusão de uma substância sólida. Cada substância tem um ponto de fusão característico. Por exemplo, o ponto de fusão da água pura é de 0 ° C à pressão atmosférica normal. 
Se o calor de um líquido é transestabelecido em gás. Este processo é chamado de vaporização . Quando a vaporização tem lugar em todo o corpo de líquido, bolhas de vapor estabelecido na mesma, é chamada de ebulição . Além disso, a temperatura de ebulição é característica de cada substância e é chamado de ponto de ebulição . O ponto de ebulição da água é de 100 ° C à pressão atmosférica normal. 
Simulação: (clique no botão para ligar o gravador e observar as mudanças)

Fonte das Ilustrações: Enciclopédia Tecnirama, Editorial Codex S.A. 1962.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>