Quais as diferenças entre o Sarampo e a Catapora? Veja o original em http://www.diario-da-tereza.com.br/2010/09/catapora-x-sarampo.html Há quem diga que são a mesma coisa, acham que catapora e sarampo são nomes diferentes para um mesmo problema. Um mero engano. Vamos as principais características que diferenciam as duas doenças: Catapora – Também chamada de varicela. É muito contagiosa […]... *

Quais as diferenças entre o Sarampo e a Catapora?

Veja o original em http://www.diario-da-tereza.com.br/2010/09/catapora-x-sarampo.html

Há quem diga que são a mesma coisa, acham que catapora e sarampo são nomes diferentes para um mesmo problema. Um mero engano.

Vamos as principais características que diferenciam as duas doenças:

Catapora – Também chamada de varicela. É muito contagiosa e na maioria das vezes é branda e autolimitada. Mas, se não for tratada, pode tornar-se grave por causa de suas complicações. Em geral ocorre entre 2 e 8 anos de idade (raramente ocorre em recém-nascidos). Muito comum ocorrer no final do inverno e início da primavera. O vírus causador é o Herpesvirus Varicellae, transmitido através do contato direto com o doente. Também pode ocorrer transmissão de mãe para feto, durante a gravidez. Dentre as complicações, encontram-se as infecções bacterianas de pele, pneumonia, infecções do sistema nervoso, dos rins, coração, articulações e uma grave chamada Síndrome de Reye (degeneração grave do fígado e grave infecção do sistema nervoso), por conta do uso de ácido acetilsalicílico (AAS e aspirina). Em outras palavras, se desconfia que a criança tem catapora, não ministrar esses medicamentos.

Os sintomas de catapora geralmente são:

* cansaço;
* cefaleia;
* erupções cutâneas;
* febre (não são raras temperaturas de até 40,6º C nos casos graves, nos quais o corpo fica coberto de erupções);
* perda de apetite.

Sarampo – É uma doença quase erradicada no Brasil. É potencialmente grave e altamente contagiosa. Causada por um vírus chamado Morbillivirus, facilmente disseminado através do contato com o doente ou com objetos utilizados pela pessoa infectada. O período de contágio ocorre desde o início do aparecimento dos primeiros sintomas até 4 dias após o desaparecimento das lesões na pele.

É uma doença altamente contagiosa que apresenta diferentes sintomas e três períodos bem definidos: Período catarral, exantemático e de convalescença ou descamação furfurácea.

Seu primeiro período, o catarral (também conhecido como prodrômico), leva aproximadamente 6 dias e apresenta os seguintes sintomas: febre, tosse, corrimento nasal, fotofobia e conjuntivite.

Após este primeira estágio, ocorre o período exantemático, no qual, os sintomas iniciias tornam-se mais intensos. Nesta fase, ocorre prostração relevante do doente e surgimento de exantema característico da doença, que após 2 ou 3 dias, estende-se às regiões do tronco e extremidades do corpo.

No período de convalescença (de descamação furfurácea) as manchas sobre a pele escurecem e passam a apresentar descamação fina.
Mais Imagens da Diferença entre Sarampo e Catapora:

[caption id="" align="alignnone" width="120" caption="Catapora" > Catapora
Catapora

[caption id="" align="alignnone" width="320" caption="Sarampo" > Sarampo
Catapora

[caption id="" align="alignnone" width="140" caption="Sarampo" > Sarampo
Sarampo
Últimas Notícias de Sarampo+Catapora: 

Últimos vídeos postados sobre o assunto no Youtube (seleção automática – não é publicação deste blog):